A violência doméstica é real e atinge mulheres de todas as classes sociais, faixas etárias, grupos étnicos, religião, cultura, orientação sexal e formação acadêmica. A violência doméstica pode ser física, psicológica, sexual ou econômica, e ainda uma mistura de um ou mais desses fatores e é importante que as mulheres saibam que a Lei Maria da Penha – que completou 11 anos e é reconhecida pela ONU como uma das três melhores legislações de enfrentamento à violência de gênero do mundo – abrange todas essas formas de violência. Apesar de ser uma lei que vem mostrando resultados, tendo reduzido em 10% a quantidade de assassinato de mulheres, o Brasil ainda é o 5º país com mais casos de violência contra a mulher, com mais de 1 milhão de mulheres por ano passando por situação de vulnerabilidade, segundo o IBGE.

Foi pensando nisso que o Poética Licença disponibiliza um infográfico para que você possa entender melhor como funciona a Lei Maria da Penha e como proceder caso você ou alguma mulher próxima passe por essa situação.

Lei Maria da Penha. O que fazer ao ser agredida pelo companheiro. Como conseguir medida protetiva. Ameça. Violência contra a mulher. Violência doméstica.