#Resenha: Extraordinário: R.J. Palacio

Olá, pessoas!

Nesse feriado aproveitei para ler Extraordinário, da autora R.J. Palacio e simplesmente AMEI! O livro é um infanto-juvenil que foi lançado aqui no Brasil em 2013, pela Editora Intrínseca, e traz uma história cheia de emoção que vai deixar todo mundo com lágrimas nos olhos em vários momentos.

Todo o livro é escrito em primeira pessoa e alterna o narrador. Começamos com a narração de August Pullman, o Auggie, que é um garoto de 10 anos que vive nos EUA e mora com seus pais, sua irmã mais velha e sua cadelinha Daisy. Ele é o protagonista do livro, então todas as demais narrações são relacionadas a ele. Acontece que August nasceu com uma doença muito séria e seu rosto não é como os das pessoas comuns, seus olhos ficam quase nas bochechas, ele mal tem orelhas, seus lábios não conseguem sorrir como os das demais crianças e ele sente muita vergonha de sua aparência. Por conta de sua doença, Auggie nunca foi para a escola: ele passava por diversas cirurgias todos os anos, então sua mãe o ensinava em casa. Até que ao chegar no 5º ano do Ensino Fundamental e não precisar mais de tantos cuidados médicos, seus pais decidem que ele deve começar a frequentar uma escola regular. É óbvio que ele está apavorado com a ideia, mas acaba indo com a promessa de que poderá desistir caso não se adapte.

No decorrer do livro, temos a narração de outros 5 personagens da estória, porém o livro termina com a volta da narrativa de August. Esse recurso utilizado pela autora é importante para que possamos ver August do ponto de vista dos personagens que convivem com ele e entendermos que ele realmente possui um problema físico e o quanto a aparência dele afeta a vida de outras pessoas. A estória é escrita de maneira extraordinariamente cativante e consegue captar a pureza dos relacionamentos infantis, seja com amigos ou com os familiares, de maneira brilhante.

Eu me arrependo de não ter lido Extraordinário antes. É um livro que fala, principalmente, sobre valores: generosidade, amizade, amor. A narrativa, apesar de nos trazer um tema delicado, é recheada de bom humor, tornando a leitura extremamente leve.

Written by

Blogueira desde 2011, escreve sobre dores, amores e livros. Paulistana e mãe de 3 gatos deseja compartilhar suas paixões nesse blog.

14 comments / Add your comment below

  1. Oi Veronica!
    Passando pra conhecer o seu cantinho e já me encantei com esta dica de leitura do Extraordinário! <3 Algumas histórias são eternas, e a vida de Augie é uma dessas 🙂
    Bjs,
    Rebeca

  2. Oi Verônica! Já li esse livro e simplesmente amei a experiência! August é uma criança encantadora e o fato de o livro ser narrado por 5 pessoas diferentes só dá um toque especial na história. Parabéns pela resenha!

  3. Estou muito ansiosa para ver o filme desse livro, pelo que vejo vai ser tão bom quanto livro, mas não vou colocar muita expectativa não..

  4. Eu já vi muito este livro nas livrarias que vou e nunca tive a curiosidade de ler a sinopse atrás do livro. Após ler sua resenha, vc me deu motivos para querer ler.Parece uma ótima leitura.Gosto de leituras de superação, de exemplo.Tenho certeza que vou gostar!

Deixe uma resposta