#Resenha: Amor Amargo – Jennifer Brown

Jennifer Brown é uma escritora estadunidense, formada em psicologia e especialista em psicologia da mulher, que fez bastante sucesso aqui no Brasil – e em outros cantos do mundo, é claro – com o livro A Lista Negra,  história sobre uma garota, a Valerie Leftman, que sofre bullying no colégio e tem sua vida posta de cabeça para baixo quando seu namorado decide ir armado para a escola e mata várias pessoas. Em Amor Amargo, Jennifer Brown também aborda um tema superdelicado: relacionamentos abusivos. O livro é um New Adult recheado de drama.

Alex, a protagonista, é uma garota órfã de mãe que está no último ano do ensino médio e planeja uma viagem para o Colorado com seus dois melhores amigos. A viagem é muito importante pois Alex sente que precisa ir até o Colorado e descobrir porque o local era tão espacial para sua mãe, que morreu tragicamente quando ia para lá. No entanto, quando a coisa mais importante de sua vida era a tal viagem, ela conhece Cole, um garoto lindo, esportista e aparentemente incrível, que irá conquistar totalmente seu coração. E coisas surpreendentes irão acontecer.

Ao abordar o tema dos relacionamentos abusivos, o livro acaba com tudo o que pensamos a respeito do assunto. É muito comum dizermos que nunca passaríamos por um relacionamento destrutivo porque “se fosse comigo, eu daria um basta no primeiro tapa”, “se a mulher permanece no relacionamento após a primeira agressão é porque gosta”. E ao ler esse livro, esse pensamento simplesmente some da nossa cabeça. Percebemos que aquela situação poderia acontecer com qualquer pessoa, inclusive com nós.

A autora tem um jeito especial de escrever: sabemos que a história não irá terminar bem, e mesmo assim lemos até o fim para ver o desenrolar dos fatos. Não é um livro surpreendente e, no caso específico desse livro, esse não é um ponto negativo. É como se estivéssemos acompanhando de fora uma história que sabemos como termina, apenas querendo entender os porquês.  O livro vai ficando cada vez mais emocionante e você não consegue desgrudar os olhos das páginas. Amor Amargo vai te levar ao limite das suas emoções!

No final do livro há um anexo no qual a autora conta sobre seu processo de escrita e a respeito da pesquisa que fez sobre os relacionamentos abusivos. Será que você sabe como identificar quais os tipos de relacionamentos abusivos e os sinais de que você ou alguém próximo está passando por essa situação? Veja o infográfico abaixo:

 

Written by

Blogueira desde 2011, escreve sobre dores, amores e livros. Paulistana e mãe de 3 gatos deseja compartilhar suas paixões nesse blog.

11 comments / Add your comment below

  1. Gente, que história interessante! Esse livro parece ser muito bom e chocante ao mesmo tempo, temática forte. Fiquei curiosa sobre, vou procurar para lê-lo. Adorei o post

  2. Já li A Lista Negra e o livro foi tão pesado pra mim que até hoje não consigo fazer uma resenha decente dele, como se nada estivesse a altura, sabe? Tenho medo de ler Amor Amargo e acontecer a mesma coisa, mas sei que vou acabar tendo em algum momento.

    Adorei a resenha! Beijo,
    misinwonderland.blogspot.com

  3. Oi Veronica, que linda sua resenha. Fiquei com vontade de ler este livro. Este tema me chama muito a atenção..um tema tão atual, cheio de nuances que ainda precisam ser exploradas. Nem sempre relacionamento abusivo está em uma relação de casal, podemos ver estas relações com amigos por exemplo.

  4. Achei realmente surpreendente a sinopse do livro, e o assunto abordado é de extrema importância porque leva em conta o que muitas mulheres sofrem diariamente e umas sem nem ao menos saber que sofrem, o que eu gostei da imagem dando uma explicação de quando se está em um relacionamento assim. Parabéns pela resenha o livro parece ser realmente bom. Beijos

Deixe uma resposta